top of page

Atividade Física

  • Foto do escritor: Vanessa M. S de Lima
    Vanessa M. S de Lima
  • 22 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de mai. de 2019

A atividade física está associada a benefícios a curto, médio e longo prazo em todas as etapas da vida, benefícios que vão além da prevenção do risco cardiovascular. A atividade física favorece o desenvolvimento psicomotor, melhora a autonomia, a autoestima, as relações sociais, diminui a ansiedade, melhora a qualidade do sono, melhora o rendimento acadêmico e, em geral, a qualidade de vida.

Realize atividades físicas como parte da rotina diária, começando por aquelas que lhe deem prazer, como caminhar, andar de bicicleta, dançar e nadar. Quanto mais se movimenta o corpo, maior a proteção contra o câncer.

Caminhar ou ir de bicicleta para o trabalho, subir pelas escadas em vez de usar os elevadores, estabelecer momentos com a família e/ou amigos para atividades ao ar livre e/ou em praças públicas são algumas opções para aumentar a atividade física no dia a dia. Não há necessidade de serem aquelas modalidades sistematizadas ou que demandem a contratação de serviços como academias, que também podem ser opções.

A atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir o câncer de intestino (cólon), endométrio (corpo do útero) e mama (pós-menopausa).

Existem recomendações que sugerem a realização de pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, mas já há evidências de que mesmo quando realizada por menos tempo a atividade física traz benefícios para a prevenção de câncer e para a saúde. Assim, se movimente naquelas modalidades de atividade física que você gostar. A duração (tempo) torna-se mais um elemento, não o principal.

É importante limitar hábitos sedentários como assistir à televisão, usar por muito tempo celular, tablet e computador ou jogar videogame.

A atividade física regular tem relação inversa com a mortalidade tanto em homens como em mulheres. Além disso, a prática regular diminui os riscos de doenças cardiovasculares, diabete melito tipo 2, osteoporose, depressão, obesidade, câncer de mama, câncer de cólon, quedas em idosos, entre outros.

Apesar da unanimidade sobre os benefícios da atividade física tanto na prevenção primária como na secundária, apenas 32% dos adultos e 66% das crianças e adolescentes, utilizam seu tempo livre para lazer na prática de atividade física. Neste contexto, também podemos considerar a baixa adesão na prática da atividade física.

Portanto, apesar de seu importante papel na saúde pública, a atividade física é pouco praticada e de baixa adesão. Se as crianças e os adolescentes de hoje serão os adultos de amanhã, poderemos especular que a população sedentária será consideravelmente maior e, por consequência, os gastos com a saúde também.




 
 
 

Comments


©2019 by Seu remédio.com. Proudly created with Wix.com

bottom of page